05 maio 2025

 

Escola sede: 51 anos de Revolução de Abril



Com o objetivo de assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, alunos de quatro turmas do nono 
ano elaboraram  cartazes alusivos ao 25 de abril de 1974. Alguns cartazes foram realizados recorrendo 
à inteligência artificial. 
Os trabalhos visaram lembrar a importância da revolução e o impacto que teve na história política em 
Portugal. 
Os valores e práticas da época e os de hoje foram objeto de análise assim como a necessidade de manter 
regime democrático. O fim do Estado Novo e a Revolução do MFA são assuntos abordados nas aulas 
de História do nono ano de escolaridade. Os trabalhos foram muito criativos!





 

Monumentos com História em 3D" em Exposição na Nossa Escola




A nossa escola está a ser palco de uma verdadeira viagem no tempo! Inaugurada na passada sexta-feira, dia 2 de maio, a exposição "Monumentos com História em 3D" já está a surpreender todos os que passam por um dos corredores próximos da Direção e da Sala dos Professores.  A mostra estará patente durante 15 dias e promete atrair a atenção de toda a comunidade escolar.



A exposição reúne maquetes tridimensionais de monumentos emblemáticos de diferentes períodos da História, desde a Pré-História, passando pela Idade Antiga, até à Idade Média. Entre os trabalhos expostos, é possível encontrar réplicas de antas, menires, cromeleques, aldeias neolíticas, bem como das imponentes Pirâmides de Gizé, do majestoso Partenon, do Coliseu de Roma e de vários castelos e igrejas medievais.



Os trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de História, pelas turmas do 7.º C, D, E, F e J, orientadas pelos professores Carla Pereira e Bruno Carvalho. Para além do rigor histórico e da criatividade na construção das maquetes, os alunos demonstraram grande empenho e entusiasmo ao recriar estes marcos do património mundial.

Este tipo de atividade tem um valor educativo inegável: permite que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos de forma prática e dinâmica, desenvolvendo simultaneamente competências de trabalho em grupo, pesquisa e expressão artística. Para os visitantes da exposição, especialmente os colegas de outras turmas, é uma oportunidade de aprender História de forma visual e envolvente, despertando a curiosidade e o gosto pela disciplina.


A exposição "Monumentos com História em 3D" é, sem dúvida, um exemplo do quanto a escola pode ser um espaço vivo, onde se aprende com as mãos, com os olhos e com a partilha de saberes.









Parabéns a todos os alunos envolvidos por mais esta iniciativa de sucesso!