Escavações perto da vila de Chiliomodi, a sul da região de Peloponeso, revelaram cidade perdida
Escavações perto da vila de Chiliomodi |
"O ministério da Cultura da Grécia anunciou, na passada terça-feira 13-11-2018, que uma equipa de arqueólogos descobriu os restos arqueológicos de uma cidade perdida, perto da vila de Chiliomodi, na região de Peloponeso.
Conta a mitologia grega que a cidade foi mandada construir logo após a Guerra de Troia, entre o século XII e XIII a. C., pelo rei de Micenas, Agamenon, para os prisioneiros de guerra terem um lugar onde morar. Trata-se de Tenea, localizada na antiga Coríntia.
Os achados arqueológicos foram desenterrados entre setembro e início de outubro, perto da aldeia de Jiliomodi. Segundo a imprensa grega, acredita-se que os nativos desta antiga cidade grega tenham sido os colonizadores que fundaram a cidade italiana de Siracusa, na Sicília.
Os arqueólogos responsáveis pelas escavações encontraram muralhas antigas, pedaços de solo feitos de barro, pedra e mármore, peças de cerâmica - em que foi percebida a influência oriental - e mais de 200 moedas antigas. Na zona do cemitério, foram descobertos sete túmulos (com restos mortais de dois homens, cinco mulheres e duas crianas), quatro deles da época romana e três da época helenística. E ainda joias de ouro e bronze e moedas."
Fonte: "Descoberta arqueológica: cidade grega perdida foi desenterrada", in jn.pt -14.11.2018
Foto: Ministério da Cultura da Grécia/Reuters
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação.