27 janeiro 2022

77º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau

O Dia Internacional da Lembrança do Holocausto assinala o dia que os soldados soviéticos chegaram a Auschwitz.


Assinala-se esta quinta-feira o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto. Dos vários locais onde a data é lembrada, existe um, em particular, onde a memória é mais pungente: Auschwitz, o campo de concentração que foi palco da morte de mais de um milhão de pessoas.



O Exército Vermelho da ex-URSS libertou o campo de concentração em Auschwitz-Birkenau, no sul da Polónia, em 27 de janeiro de 1945. Nesse campo de extermínio mais de 1 milhão de pessoas foram exterminadas pelo regime nazi. As pessoas foram dizimadas por vários processos: em câmaras de gás, mortos à fome, ao frio, fuzilados, com doenças e até por exaustão e violência extrema.

Apenas cerca de 7 mil prisioneiros (cerca de 500 eram crianças) sobreviveram em péssimas condições de saúde e psicológicas. Os sobreviventes estavam extremamente magros e exaustos. Poucos conseguiam manter-se em pé, muitos estavam deitados no chão, apáticos.

A maioria dos prisioneiros era constituída por judeus vindos principalmente da Hungria, Polónia, Itália, Bélgica, França, Holanda, Grécia, Croácia, Rússia, Áustria e Alemanha.

O Exército Vermelho achava que a guerra já não o chocaria mais, até chegar a Auschwitz e encontrar figuras esqueléticas e sangue congelado no chão. (Ler mais aqui: Observador)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos a moderação.