27 de janeiro – Dia Internacional em memória das vítimas do Holocausto
(…) O Holocausto foi uma tragédia europeia, um ponto de viragem na nossa história, e o seu legado faz parte do ADN da União Europeia. (…)
Não podemos mudar a História, mas as lições da História podem mudar-nos a nós.
- por ocasião do 75.º aniversário da libertação de Auschwitz-Birkenau -
Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia,
Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu,
David Maria Sassoli ex-Presidente do Parlamento Europeu,
23 de janeiro de 2020
Crianças em Auschwitz
Esta data assinala o aniversário da libertação, em 1945, do Campo de Concentração e Extermínio Nazi Alemão Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.
O grupo de professores de História assinalou a efeméride com a exposição ALÉM DO DEVER, divulgada pela DGE.
A exposição, que estava patente no corredor do pavilhão A5, presta homenagem a 36 diplomatas de 20 países que correram inúmeros riscos para salvar Judeus que tentavam fugir à perseguição. A lista inclui dois portugueses: Aristides de Sousa Mendes, cônsul-geral em Bordéus, e Carlos Sampaio Garrido, embaixador na Hungria.
Os professores de História guiaram os seus alunos na exploração do conjunto expositivo aplicando algumas recomendações para o Ensino e Aprendizagem sobre o Holocausto.
Procurou-se desenvolver um conjunto de ações estratégicas de ensino orientadas para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória que promovam o pensamento crítico e analítico, através da valorização da consciência da cidadania ativa, do respeito pela diferença e da valorização da dignidade humana e dos Direitos Humanos.
Texto - Dra. Eva Freitas
Exposição - Dra. Sara Botelho
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos a moderação.