Projeto Erasmus +
Eslováquia - dia 3 (10 de maio)
Depois de ontem termos aprendido tanto com Radovan, o anfitrião da Associação “Alter Native” e com o bioconstrutor, os trabalhos de hoje foram dedicados à alimentação sustentável. Como ler os rótulos das embalagens? Que produtos escolher, tendo em conta o quanto o local de origem do alimento dista de nós? Conselhos práticos e úteis, que nos fazem ficar ainda mais alerta para buscarmos uma alimentação nutritiva, sustentável e com o mínimo de desperdício possível. Estes temas foram apresentados pelas equipas da Turquia e Eslováquia.
Na atividade final, com grupos aleatórios, mas sempre com as quatro nacionalidades representadas, os alunos inventaram receitas culinárias. O objetivo era obterem refeições originais utilizando sobras de alimentos que habitualmente temos nas nossas casas. Assim, ficamos inspiradas para, na próxima semana, cozinhar.
De tarde, rumamos a Kosice, Kasser em húngaro. Visitamos a catedral gótica de Santa Isabel e o teatro neo-barroco. Ao longo da rua Hlavná apreciamos belos edifícios com fachadas palacianas, estátuas e fontes monumentais no meio de belos jardins, e incontáveis esplanadas charmosas. Obrigatório tomar um café.
Não pudemos deixar de espreitar a casa onde viveu Sándor Márai (1900-1989), autor de alguns dos mais belos romances húngaros.